domingo, 23 de setembro de 2012

Sou especial porque sou feliz!!! =D



AlÔ alÔ CANGACEIROS!!

Dando seguimento a nossa série especial de Dia das Crianças...

Hoje falaremos de um assunto também muito importante e muito visível entre nós! 

Você conhece a SÍNDROME DE DOWN? Vamos lá? É hora de aprender um pouco mais sobre o assunto!!

Boa leitura!!! 

O que é a SÍNDROME DE DOWN?

Segundo a Fundação Síndrome de Down:

“A síndrome de Down (SD) é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia 21.”

A síndrome de Down atinge cerca de 1 a cada 800 nascimentos, aumentando a incidência de acordo com o avanço da idade materna.




Bebês portadores de síndrome de down podem apresentar características diversas como:

Nariz e boca pequenos. Algumas crianças mantêm a boca aberta e a língua pode projetar-se um pouco;

A cabeça pode apresentar-se um pouco mais chata que a dos outros bebês;

Olhos oblíquos e puxados para cima, onde as pálpebras às vezes possuem uma dobra de pele a mais, podendo acentuar a expressão dos olhos, o que não interfere na visão da criança;

As orelhas ficam geralmente numa posição um pouco mais baixa na cabeça e os polegares possuem também, características especiais.

O desenvolvimento de uma criança com down pode ser bastante limitado ou demorado, como engatinhar, andar e falar, variando muito de pessoa para pessoa. 

O que não significa que uma criança com down futuramente não possa ler, conversar, andar de bicicleta como todas as outras crianças. 

A diferença é que as crianças com Down necessitam de atenção especial, paciência e estimulo por parte das pessoas do seu convívio. 



“Crianças com síndrome de Down podem ter uma vida longa e cheia de realizações. Elas só precisam de oportunidades para que possam se tornar independentes e descobrir suas habilidades.”

“Existem cada vez mais iniciativas para integrar crianças e adultos especiais ao mercado de trabalho, inclusive com o apoio do governo. É fundamental que crianças com Down sejam incluídas desde cedo em programas de estimulação, sem deixar de lado a convivência com as outras crianças em geral. Outro aspecto que vale ressaltar é que essas crianças têm um alto grau de afetividade e sensibilidade, o que faz com que sejam adoradas por quem conviva com elas.“


 Atenção especial também, para a saúde das crianças com Down, pois possuem incidência mais frequente de doenças.


Você sabia?

“Muitos bebês com Down têm uma linha única que atravessa a palma da mão na horizontal, em vez de formar o "M" tradicional (no linguajar médico, a "prega palmar única"). Os médicos costumam verificar as mãozinhas dos recém-nascidos para ver se esse tipo de linha está presente, o que pode indicar a síndrome. Há alguns bebês, porém, que têm a linha única, mas não têm síndrome de Down”.



*Meu Lar

O destaque colorido do dia vai para a APAE SALVADOR - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais!

“Uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem a finalidade de prestar assistência integral às pessoas com deficiência intelectual. Para manter a sua atividade fim, a instituição oferece diversos serviços à comunidade que propiciam a sua viabilidade econômica. Os recursos arrecadados com os serviços são revertidos para o atendimento a pessoa deficiente carente.”

Visite os sites:

APAE Salvador: http://www.apaesalvador.org.br/



E em 2011, a APAE lançou uma propaganda muito interessante, conhecida como: A propaganda mais bonita da internet.

Vamos conhecer?



Gostou do assunto?

Então aqui vão alguns sites de referência para maiores informações:



Um beijo e um queijooo!!

Até o próximo post! ;D 



2 comentários:

Ana Ribeiro disse...

Nem tenho palavras para falar sobre o vídeo!
SENSACIONAL!!!!

Unknown disse...

Mais que especial!
Quanta sensibilidade... :)