sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Enxergando com o coração... S2



E no post de hoje, vamos falar sobre mais uma criança especial...  A criança com deficiência visual.

Você sabe o que é DEFICIÊNCIA VISUAL?

Define-se deficiência visual como sendo a perda total ou parcial da visão, podendo ser de origem congênita ou adquirida.

Podemos classificar a deficiência visual em dois grupos:

*Cegueira: Indivíduos que apresentam desde a perda total da visão, até perda de percepção da luz, esta com pouquíssima capacidade para enxergar, sendo necessária a utilização do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.


Uma pausa para entender melhor...


*Baixa visão ou visão subnormal: - caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo tendo passado por tratamento ou correção. Pessoas com este tipo de deficiência podem ler textos com impressão ampliada ou com uso de recursos óticos especiais.
Para que as crianças com deficiência visual possam alcançar um desenvolvimento compatível com o estágio de vida em que se encontram, adquirindo capacidade de se tornar independente e ativa socialmente, é necessária a criação de ambientes propícios para tal, com uma “equipe humana”, onde os pais, os profissionais e os responsáveis pelos cuidados dessas crianças desempenhem o seu papel de estimulador.

Confiança e tranquilidade são essenciais para o desenvolvimento de uma criança com este tipo de deficiência. 


*De Blog para Blog:                   

Para você que se interessou pelo assunto e quer se aprofundar um pouco mais, acessem o blog - Deficiência Visual e Educação . Um blog muito legal, com dicas e informações super interessantes:





Você sabia?


A BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA possui um setor especializado em Braille que foi fundado em 4 de novembro de 1970, com o objetivo de possibilitar o atendimento correspondente às necessidades intelectuais e culturais dos deficientes visuais.

“O espaço dispõe de voluntários copistas e ledores, que tem a função de auxiliar os deficientes visuais na leitura de livros, que são gravados em fitas cassetes, CDs e MP3 para audição posterior dos cegos, promovem também sessões de leituras, copiam e transcrevem livros, além de ensinar o sistema Braille.”

E aí cangaceiros?? Não é uma boa pedida para fazermos uma visita?

E se você quiser adiantar essa visita, acesse o site e não se esqueça de anotar o endereço (rs): http://dibip.fpc.ba.gov.br/node/192



*Meu lar

E o destaque colorido de hoje vai para dois locais:


Instituto de Cegos da Bahia –

Acessem os sites e fiquem por dentro!!!



E para finalizar o post de hoje, nada melhor do que assistir a um vídeo leve e de tamanha sensibilidade...


E aí? Gostou?


Deixe sua sugestão aqui no blog com um comentário! 

Então, por hoje é só!! Um beijo cangaceiro de olhinhos fechados e coração aberto! 

*********Até a próxima!! 






7 comentários:

Unknown disse...

Que vontade de pintar um arco iris!
Nada melhor como começar o dia com uma postagem dessa! Quanta fofura meu cangaço... :D

Vanessa Ramos disse...

Adorei o texto e o vídeo é lindo! Muito bom! :) O Brille é um sistema incrível, fico triste pq ainda são poucas as escolas que trabalham com o sistema e o valor do equipamento é alto, o que dificulta as coisas, mas vai melhorar. Adorei, adorei!

Vanessa Ramos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Ribeiro disse...

Cada vez mais tenho a certeza que estou no caminho certo por ter vocês comigo!
Muito fofo!
Concordo com Vanessa Ramos! Triste saber que ainda, para as pessoas com deficiência, o acesso é restrito. Não deveria falar em inclusão social sem expandir o Braille e a Libras (para o caso dos deficientes auditivos).
Mas a situação já está muito melhor do que antes!
Vai melhorar SIM!
Mais uma vez: LINDOOOOO!!!!!!!!!!!!!

Nós disse...

Muito lindo!

DANNY disse...

Que lição de vida!!!!
Apesar das dificuldades devemos correr atrás e buscar sempre o melhor de nós, e monstrar aos que estão ao nosso redor que dificuldades existem mas devemos supera-lás.

Anônimo disse...

Read This order tramadol on line - best site buy tramadol