sábado, 9 de junho de 2007

Palhaço

Quando eu era jovem, eu pensava que com a arte seria possível mudar o mundo. Eu buscava constantemente um espetáculo que pudesse despertar no coração do público uma esperança.

Eu queria mostrar uma maneira diferente de viver, com mais amizade, criatividade, sem a obrigação de perseguir o dinheiro e o poder.Ilusão fútil que eu nunca consegui alcançar. Não só a revolução não chegou, como as pessoas se tornaram cada vez mais loucas e materialistas.

Quando eu me dei conta disto eu vivi momentos difíceis pensando, pensando inclusive que minha vida era um fracasso e que todo esforço era inútil.

Mas um dia eu tive uma revelação:
se não se pode mudar o mundo, pelo menos é possível mudar a si mesmo,
encontrar algo em seu coração, um desejo, uma necessidade e entregar-se totalmente a ele, sem olhar para trás.

Isso não é para a sociedade ou para os outros, não, é para você mesmo.

E eu fazendo esse palhaço que eu sou, eu encontrei essa coisa.
Provocar, burlar e fazer o público rir.

Isso era tudo o que eu buscava em minha vida.

Por certo eu não mudava o mundo, mas palhaços nunca mudaram o mundo, passam o tempo tentando sem nunca conseguir, por isso são palhaços.

Os palhaços gostam do fracasso e das ações ineficazes, são perdedores alegres e isto é a verdadeira força que têm, nunca se cansam de perder. Desfrutam de cada fracasso e voltam a fracassar de novo, diluindo assim as certezas das pessoas sérias e que nunca duvidam.

Então, esse sangue que pareço ter na minha cabeça, esse sangue que tenho sobre a minha camisa, esse sangue que tenho no meu coração, esse sangue que está todo em mim é tão patético e inútil em seu simbolismo porque é sangue de um palhaço. Um sangue que não vem de uma grande luta ou em nome de uma causa heróica.

É sangue de brincadeira, ao mesmo tempo verdadeiro e pouco importante.

Autor: Anônimo italiano.


Nota: Alguns podem achar esse texto "triste", mas confesso que considero o que melhor retrata a poesia da vida de um palhaço!

Aos Gangaceiros da Alegria... palhaços voluntários...
Bem vindos ao circo chamado vida!!!

É só uma pequena mensagem minha!

;) gis

Um comentário:

Mila disse...

Cara, acabei de imaginar isso em forma de Cordel

=OOO

Que lindoo!!