domingo, 23 de setembro de 2012

Sou especial porque sou feliz!!! =D



AlÔ alÔ CANGACEIROS!!

Dando seguimento a nossa série especial de Dia das Crianças...

Hoje falaremos de um assunto também muito importante e muito visível entre nós! 

Você conhece a SÍNDROME DE DOWN? Vamos lá? É hora de aprender um pouco mais sobre o assunto!!

Boa leitura!!! 

O que é a SÍNDROME DE DOWN?

Segundo a Fundação Síndrome de Down:

“A síndrome de Down (SD) é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia 21.”

A síndrome de Down atinge cerca de 1 a cada 800 nascimentos, aumentando a incidência de acordo com o avanço da idade materna.




Bebês portadores de síndrome de down podem apresentar características diversas como:

Nariz e boca pequenos. Algumas crianças mantêm a boca aberta e a língua pode projetar-se um pouco;

A cabeça pode apresentar-se um pouco mais chata que a dos outros bebês;

Olhos oblíquos e puxados para cima, onde as pálpebras às vezes possuem uma dobra de pele a mais, podendo acentuar a expressão dos olhos, o que não interfere na visão da criança;

As orelhas ficam geralmente numa posição um pouco mais baixa na cabeça e os polegares possuem também, características especiais.

O desenvolvimento de uma criança com down pode ser bastante limitado ou demorado, como engatinhar, andar e falar, variando muito de pessoa para pessoa. 

O que não significa que uma criança com down futuramente não possa ler, conversar, andar de bicicleta como todas as outras crianças. 

A diferença é que as crianças com Down necessitam de atenção especial, paciência e estimulo por parte das pessoas do seu convívio. 



“Crianças com síndrome de Down podem ter uma vida longa e cheia de realizações. Elas só precisam de oportunidades para que possam se tornar independentes e descobrir suas habilidades.”

“Existem cada vez mais iniciativas para integrar crianças e adultos especiais ao mercado de trabalho, inclusive com o apoio do governo. É fundamental que crianças com Down sejam incluídas desde cedo em programas de estimulação, sem deixar de lado a convivência com as outras crianças em geral. Outro aspecto que vale ressaltar é que essas crianças têm um alto grau de afetividade e sensibilidade, o que faz com que sejam adoradas por quem conviva com elas.“


 Atenção especial também, para a saúde das crianças com Down, pois possuem incidência mais frequente de doenças.


Você sabia?

“Muitos bebês com Down têm uma linha única que atravessa a palma da mão na horizontal, em vez de formar o "M" tradicional (no linguajar médico, a "prega palmar única"). Os médicos costumam verificar as mãozinhas dos recém-nascidos para ver se esse tipo de linha está presente, o que pode indicar a síndrome. Há alguns bebês, porém, que têm a linha única, mas não têm síndrome de Down”.



*Meu Lar

O destaque colorido do dia vai para a APAE SALVADOR - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais!

“Uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem a finalidade de prestar assistência integral às pessoas com deficiência intelectual. Para manter a sua atividade fim, a instituição oferece diversos serviços à comunidade que propiciam a sua viabilidade econômica. Os recursos arrecadados com os serviços são revertidos para o atendimento a pessoa deficiente carente.”

Visite os sites:

APAE Salvador: http://www.apaesalvador.org.br/



E em 2011, a APAE lançou uma propaganda muito interessante, conhecida como: A propaganda mais bonita da internet.

Vamos conhecer?



Gostou do assunto?

Então aqui vão alguns sites de referência para maiores informações:



Um beijo e um queijooo!!

Até o próximo post! ;D 



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Enxergando com o coração... S2



E no post de hoje, vamos falar sobre mais uma criança especial...  A criança com deficiência visual.

Você sabe o que é DEFICIÊNCIA VISUAL?

Define-se deficiência visual como sendo a perda total ou parcial da visão, podendo ser de origem congênita ou adquirida.

Podemos classificar a deficiência visual em dois grupos:

*Cegueira: Indivíduos que apresentam desde a perda total da visão, até perda de percepção da luz, esta com pouquíssima capacidade para enxergar, sendo necessária a utilização do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.


Uma pausa para entender melhor...


*Baixa visão ou visão subnormal: - caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo tendo passado por tratamento ou correção. Pessoas com este tipo de deficiência podem ler textos com impressão ampliada ou com uso de recursos óticos especiais.
Para que as crianças com deficiência visual possam alcançar um desenvolvimento compatível com o estágio de vida em que se encontram, adquirindo capacidade de se tornar independente e ativa socialmente, é necessária a criação de ambientes propícios para tal, com uma “equipe humana”, onde os pais, os profissionais e os responsáveis pelos cuidados dessas crianças desempenhem o seu papel de estimulador.

Confiança e tranquilidade são essenciais para o desenvolvimento de uma criança com este tipo de deficiência. 


*De Blog para Blog:                   

Para você que se interessou pelo assunto e quer se aprofundar um pouco mais, acessem o blog - Deficiência Visual e Educação . Um blog muito legal, com dicas e informações super interessantes:





Você sabia?


A BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA possui um setor especializado em Braille que foi fundado em 4 de novembro de 1970, com o objetivo de possibilitar o atendimento correspondente às necessidades intelectuais e culturais dos deficientes visuais.

“O espaço dispõe de voluntários copistas e ledores, que tem a função de auxiliar os deficientes visuais na leitura de livros, que são gravados em fitas cassetes, CDs e MP3 para audição posterior dos cegos, promovem também sessões de leituras, copiam e transcrevem livros, além de ensinar o sistema Braille.”

E aí cangaceiros?? Não é uma boa pedida para fazermos uma visita?

E se você quiser adiantar essa visita, acesse o site e não se esqueça de anotar o endereço (rs): http://dibip.fpc.ba.gov.br/node/192



*Meu lar

E o destaque colorido de hoje vai para dois locais:


Instituto de Cegos da Bahia –

Acessem os sites e fiquem por dentro!!!



E para finalizar o post de hoje, nada melhor do que assistir a um vídeo leve e de tamanha sensibilidade...


E aí? Gostou?


Deixe sua sugestão aqui no blog com um comentário! 

Então, por hoje é só!! Um beijo cangaceiro de olhinhos fechados e coração aberto! 

*********Até a próxima!! 






quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Conhecendo o Autismo - A entrada é pelo coração... :)



ATENÇÃO SENHORAS E SENHORES, um dos dias mais esperados de todos está chegando... Sim, isso mesmo: O Dia Das Crianças!!!

E é em homenagem aos nossos queridos pimpolhos que os Cangaceiros Da Alegria durante este restinho de mês, estarão compartilhando com vocês um pouco de informações sobre elas, eternas portadoras de sabedoria: As Crianças Especiais

E que tal começarmos por AUTISMO?

Prontos pra conhecer um pouco mais sobre essa criança especial?

O que é o autismo?

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento infantil que se prolonga durante toda a vida e evolui com a idade, caracterizando-se por três fatores fundamentais:

Dificuldade para interagir socialmente;

Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;

Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Os sinais do autismo apresentam-se geralmente antes dos três anos de idade. As suas causas até atualmente são desconhecidas e associadas a fatores genéticos. 

Caçando tesouros pela internet, encontramos um vídeo bem interessante que explica de maneira  simples e clara um pouco mais sobre o autismo! Vale muito a pena conferir.  Vamos lá?


Agora que você já conhece o assunto, compartilhamos com vocês uma matéria muito interessante sobre histórias de crianças que possuem autismo e que são verdadeiros exemplos de superação.



Emocionante, não é mesmo?

Pois então fiquem atentos, no próximo post falaremos sobre mais uma criança especial...



*Meu lar:

E no meu lar de hoje, um destaque colorido para a Instituição: AMA BAHIA!

“A Associação de Amigos do Autista da Bahia, com Sede em Salvador, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP),sem fins lucrativos, que tem como missão realizar atendimento pedagógico diferenciado e inovador e, através deste, propiciar um futuro mais digno à pessoa com autismo proporcionando: saúde, lazer, trabalho e inserção na sociedade.”

Para maiores informações acessem o site:


Até a próxima, galera!!!


“Não tenhas medo, vem.

Amparar-te-ei na decisão.

Liberta-te, vem ao meu mundo,

une teu, ao meu coração.”

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cada despedida te leva um amor...


Ahhh...

Mas a emoção é tanta que as recordações daquele dia perduram-se até hoje!

Como não ser contagiado por essa alegria, por essa luz?

É por tudo isso que nós Cangaceiros da Alegria deixamos o nosso eterno agradecimento a todos vocês que fizeram deste dia, um dos mais especiais vividos até hoje pelo nosso cangaço!!

Ao Lar Irmã Benedita Camurugi, agradecemos pela recepção calorosa e extremamente carinhosa da tia do lar e de todas as crianças e adolescentes que fazem daquele lugar um cantinho muito mais bonito, muito mais iluminado e leve!

Vale muito a pena conhecer nossos pimpolhos que tanto precisam de um sentimento tão simples: Amor!!!

“Nós todos sabemos que esta é nossa casa
aqui se respira toda esperança
inventamos sonhos que as vezes se alcançam
suas paredes mudas são pura magia.”





S2 ... S2 ... S2 ...

domingo, 2 de setembro de 2012

Cangaceiros da Alegria em Lar Irmã Benedita Camurugi!! :)


Antes de tudo olhe para o valor da simplicidade.

Simplicidade...

Qual o valor que ela tem?

Palavra que resume o dia que nós cangaceiros da alegria vivenciamos hoje.

Simplicidade essa de tamanho incalculável que caberia no coração do mundo.

Um sorriso, o olhar cintilante, o coração acelerado pela alegria de receber uma doação sincera e tão simples... carinho!

Ahhh como o cansaço de um dia tão feliz faz um bem danado! Foi assim que nós cangaceiros nos sentimos após a ação de hoje: Um corpo cansado e uma alma feliz!!

Feliz pelo montão de gente que marcou sua presença com cada sorriso e força de vontade para criar e cuidar dos detalhes da ação...







Feliz pela ajuda de pessoas inesperadas e tão dispostas a se doar de coração aberto...



Feliz por cada sorriso despertado e feliz simplesmente por sermos nós, por estarmos aqui e por podermos sentir tudo isso em um pequeno e simples instante.



Simplicidade, qual o valor que você tem?


Mais do que uma palavra... É um sentimento que o mundo ainda precisa compreender o significado e sentir!


Perceber que podemos ser serenos e felizes nos pequenos gestos...



“Felicidade é uma cidade pequenina
é uma casinha é uma colina
qualquer lugar que se ilumina
quando a gente quer amar.”



Simplicidade, de onde vem tamanha nobreza?



Queria ter sua riqueza para o mundo enfeitar...







Enfeitar com as mais belas flores, coloridas com amores...

Leves como o cintilar das borboletas que vivem em um momento chamado instante...


Mas que tem um efeito tão constante que parecem adormecer em um sonho distante, e um dia sempre voltam a despertar...

Encante e serás encantado pela magia do amor...


A gente pode parecer pequeno diante da imensidão do mundo, mas nada supera um coração gigante!

Simplicidade, que bom que você existe!







... S2...S2...S2...S2...S2...S2...